Apenas 30% dos brasileiros leram algum livro em 2014
Pesquisa feita em 70 cidades apontou pouco entusiasmo do brasileiro pela Literatura
Um levantamento realizado pela Fecomério-RJ apontou que no ano passado sete em cada dez brasileiros não leram um único livro. Comparado com 2013 o interesse pela leitura reduziu em 5%, de acordo com o estudo feito com a consulta em 70 cidades, incluindo as regiões metropolitanas.
O fenômeno pode ter explicações por outras tendências descobertas na pesquisa como o envolvimento em atividades culturais que no biênio avaliado variou em 6%. De acordo com as entrevistas 55% dos brasileiros afirmam não ter feito nenhuma atividade cultural, incluindo além do hábito de ler um livro, a visita a um museu, ou exposição de artes plásticas ou ver um filme no cinema, por exemplo.
De acordo com a pesquisa, 89% dos brasileiros alegam não ter assistido uma peça durante os anos de 2013 e 2014.
Ponto de Mutação
O outro fator que pode ter influenciado no baixo gosto pela leitura, apontado em 70% dos abordados no levantamento, diz respeito à difusão cada vez mais crescente do uso da Internet, por meio de computador, tablets e smartphones, confirmada pelos entrevistados. Segundo os pesquisadores da entidade que realizou o estudo, a facilidade de pesquisa que a rede mundial de computadores oferece teria relação direta com a queda do número de brasileiros que conseguem ler um livro.
Já a baixa na prática de atividades culturais poderia ser efeito do momento econômico do país e da mudança nos hábitos de consumo e renda da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário