domingo, 2 de agosto de 2015


France Presse
02/08/2015 10h06 - Atualizado em 02/08/2015 10h42

Kerry diz que acordo com o Irã vai tornar Oriente Médio mais seguro

Secretário de Estado americano se reuniu com chefe da diplomacia egípcia.
Programa nuclear iraniano foi uma das pautas do encontro.

Da AFP
Kerry se encontrou com representante egípico em visita ao Cairo (Foto: Brendan Smialowski/Poll/AFP)Kerry se encontrou com representante egípico em visita ao Cairo (Foto: Brendan Smialowski/Poll/AFP)
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou neste domingo (2), durante visita aoEgito, que o acordo nuclear assinado entre Irã e potências mundiais no mês de Julho vai tornar o Oriente Médio mais seguro.
"Não resta dúvida nenhuma de que o acordo de Viena, se implementado completamente, tornará o Egito e todos os países desta região mais seguros do que nunca", afirmou Kerry durante entrevista coletiva concedida em Cairo, ao lado do chefe da diplomacia egípcia, Sameh Shukri.
Kerry mostrou preocupação em dissipar os temores a respeito do acordo sobre o programa nuclear iraniano."Estados Unidos e Egito reconhecem que o Irã está implicado em atividades desestabilizadoras na região, e por isto é tão importante assegurar que o programa nuclear iraniano continue sendo plenamente pacífico", acrescentou.
O combate ao terrorismo do Estado Islâmico também foi pauta do encontro, que aconteceu dois dias depois de os Estados Unidos entregarem oito caças F-16 para o Egito, como parte de um pacote de apoio militar. Este foi o primeiro diálogo franco entre os países nos últimos seis anos, desde o começo da agitação política que antecipou a Primavera Árabe.
O secretário ainda se reunirá neste domingo com o presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi, também no Cairo, antes de viajar para Doha à noite. Na segunda-feira (3), o americano se reunirá no país com representantes dos membros do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar).
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário