quinta-feira, 6 de agosto de 2015


Cerimônia no Rio marca a data de um ano até os Jogos Olímpicos de 2016

Presidente do COI destacou a oportunidade conquistada pelo Brasil e defendeu que o legado urbano depois dos Jogos Olímpicos está garantido.

06/08/2015
Fonte: G1

Falta exatamente um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. E essa data simbólica foi o motivo de uma cerimônia nesta quarta-feira (7) no Rio.

Tapete vermelho para receber astros das pistas, piscinas, quadras. Um clima de “tá chegando a hora”.


“Passa muito rápido e se a gente para pra pensar que Londres foi há três anos, a gente tem uma noção de como passa rapidinho”, disse Leandro Guilheiro, medalhista olímpico do judô.

A contagem regressiva foi oficialmente iniciada no dia 5 de agosto de 2016 o mundo se reencontra no Rio de janeiro. E, pela primeira vez, um país da América do Sul vai organizar o evento esportivo mais importante do planeta. 

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, destacou essa conquista do pelo Brasil e defendeu que o legado urbano depois dos Jogos Olímpicos está garantido.

“O Rio me faz lembrar Barcelona, que passou por total transformação. A cidade será melhor, com transporte público e oportunidades para o turismo, além do legado humano”, disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está construindo as condições para encarar o desafio a que se propôs em 2009, quando a candidatura do Rio venceu a disputa. A presidente também exaltou as belezas da cidade.

“O Rio de Janeiro é sem dúvida o mais lindo cenário, desde a Grécia Antiga, onde se realiza uma Olimpíada”, disse Dilma Rousseff, presidente da República.

O Comitê Olímpico grego, simbolicamente, foi o primeiro a receber o convite formal para comparecer aos Jogos. Rússia, Coreia do Sul, Japão, China e, claro, o próprio Brasil também confirmaram presença.

“Só os Jogos Olímpicos superam todo os problemas que podem ter, todas as dificuldades e trazem realmente uma grande festa para a humanidade”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016.

O ministro do Esporte, George Hilton, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, participaram da cerimônia, que terminou com MPB e samba. Uma aquarela brasileira que, no ano que vem, vai ganhar as cores de 206 países, mais de dez mil atletas e de quem mais quiser chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário