terça-feira, 4 de agosto de 2015


Autoridades norte-americanas aprovam primeiro medicamento fabricado por impressora 3D
04 Agosto 2015, 16:38 por Inês F. Alves | inesalves@negocios.pt
Pela primeira vez, as autoridades de saúde norte-americanas aprovaram um medicamento fabricado, por impressoras 3D. Chama-se Spritam, dissolve-se em água como um comprimido tradicional e destina-se a tratar crises epilépticas.
Spritam é o primeiro medicamento fabricado – ou impresso - usando impressoras 3D aprovado pela autoridade de saúde norte-americana US Food and Drug Administration (FDA). O medicamento, desenvolvido pela Aprecia Pharmaceuticals, destina-se ao tratamento da epilepsia e deverá ser lançado no primeiro trimestre do próximo ano, escreve a BBC esta terça-feira, 4 de Agosto.
A "impressão" de medicamentos permite que se fabriquem dosagens mais precisas, podendo inclusivamente ser adaptadas às necessidades dos pacientes, escreve a BBC.
Esta ideia é corroborada por Don Wetherhold, CEO da Aprecia, em declarações ao The Independent: "Ao conjugar a tecnologia da impressão 3D com a prescrição precisa do tratamento para a epilepsia, o Spritam está desenhado para responder às necessidades dos pacientes que se debatem com a sua medicação actual".
A empresa, avança a BBC, já disse que está a estudar o desenvolvimento de outras drogas terapêuticas usando também esta tecnologia.
"Este é o primeiro de uma linha de produtos destinados ao sistema nervoso central que a Aprecia pretende introduzir como parte do nosso compromisso em transformar a experiência dos pacientes relativamente à medicação", acrescentou Don Wetherhold, citado pelo The Independent.
Esta é a primeira vez que a FDA aprova um medicamento produzido através de impressoras 3D, sendo que a tecnologia já é usada noutras áreas da saúde, como por exemplo a criação de próteses e de implantes dentários.
PESQUISAPor tags:
ALERTASPor palavra-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário