quarta-feira, 5 de agosto de 2015


Edição do dia 05/08/2015
05/08/2015 10h53 - Atualizado em 05/08/2015 10h54

A um ano da abertura, Rio de Janeiro se prepara para os Jogos Olímpicos 

Obras do Parque Olímpico estão próximas à reta final. São 9 instalações esportivas, que vão receber as competições de 16 modalidades na Rio 2016.

Um ano! Falta só um ano para os Jogos Olímpicos do Rio. A cerimônia de abertura, no Maracanã, vai ser no dia 5 de agosto de 2016.
O progresso é visível. Em dezembro de 2014, só uma das três arenas cariocas tinha a cobertura já colocada. Agora, as três já estão com a cobertura e já estão no trabalho de acabamento.
O Parque Olímpico está sendo construído onde ficava o Autódromo de Jacarepaguá. São 9 instalações esportivas, que vão receber as competições de 16 modalidades olímpicas.
O primeiro evento-teste no Parque Olímpico será em dezembro: um torneio de tênis. Mas já teve teste do triatlo em Copacabana, no fim de semana, e nesta quarta-feira (5) começa o evento-teste do remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio.
Alguns equipamentos que serão utilizados já estão prontos, como a recém-inaugurada torre de cronometragem e as raias, que já estão montadas. O que o público ainda não vai ver, é a arquibancada flutuante. Há um imbróglio jurídico em relação à colocação dessa arquibancada sobre o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas e por isso ela ainda não foi montada.
O Rio vai receber para os Jogos Olímpicos, 10,5 mil atletas, os melhores do mundo em 42 modalidades. Atletas de 206 países. 
Confira como está a preparação para a Rio 2016

Os deuses do esporte estão a caminho! 5 de agosto de 2016. O Rio vai pegar fogo! Fogo olímpico. Da emoção, da superação. Por enquanto, quem está na área são os operários.
Daqui a um ano, o caminho do Parque Olímpico vai estar lotado. Gente de todos os cantos do país e do mundo virão torcer, vibrar. O Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é o coração de uma festa que ainda está assim... tijolo, areia, poeira. Mas basta dar uma caminhada para perceber que o maior evento esportivo do planeta está ganhando forma.
Dezesseis modalidades vão ser disputadas lá. As três arenas cariocas já estão cobertas. É tanta obra: para cima, para o lado, para frente. Só girando a cabeça. A Arena do Futuro já está quase pronta. O Centro Olímpico de Tênis vai ter 16 quadras.
E não para por aí. O Estádio Aquático também está quase lá. Está bem, seu negócio é aventura, né? Então voa com a gente. O Parque Radical está quase pronto para as provas de Mountain Bike, BMX e a canoagem Slalom. Na Arena da Juventude vai ter pentatlo moderno e basquete feminino. E ainda tem o Centro Olímpico de Hipismo.
No Maracanã, palco da abertura e do encerramento, vão rolar as partidas decisivas do futebol. O vôlei será do lado, no Maracanãzinho. No Engenhão, futebol e atletismo. E no Sambódromo, tiro com arco e a largada e chegada da maratona.
Na Zona Sul do Rio, a natureza se encarregou das obras. Basta olhar ao redor. Lá, os jogos vão acontecer ao ar livre, aproveitando ao máximo a beleza da cidade maravilhosa. Em Copacabana: vôlei de praia, triatlo, ciclismo de estrada, maratona aquática. Na Lagoa Rodrigo de Freitas vai ter remo e canoagem. A vela será na Baía de Guanabara. Mas,
para despoluir a Baía, o governo do Rio disse que vai precisar de mais 20 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário