Internacional
Obama defende democracia e combate à corrupção na África
Ele ponderou que a corrupção existe em todo o mundo, mas disse que na África a “corrupção retira milhões de dólares das economias, dinheiro que poderia ser utilizado para criar emprego, construir hospitais e escolas”. “Só os africanos podem acabar com a corrupção nos respetivos países”, acrescentou.
Democracia
Para isso, de acordo com o presidente norte-americano, é preciso eleições livres e justas, liberdade de expressão e de imprensa e liberdade de reunião. “Esses direitos são universais. Estão escritos nas Constituições africanas”, acrescentou, ao citar os exemplos das eleições na Namíbia, África do Sul e Nigéria.
Obama foi contundente ao falar que, apesar das eleições existirem, alguns líderes não querem cumprir suas constituições e não querem deixar o poder ao final do mandato. "Ninguém deve ser presidente para a vida."
O presidente dos Estados Unidos termina hoje a viagem à África, depois de viajar pelo Quênia e pela Etiópia. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar os dois países e discutiu temas ligados ao combate ao terrorismo na região, o conflito no Sudão do Sul e acordos bilaterais econômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário