terça-feira, 21 de julho de 2015


Manaus registra um homicídio por arma branca nas últimas 24 horas

Série de assassinatos ocorreu entre a noite de sexta (17) e a segunda (20).
SSP-AM investiga casos; crimes ocorreram após morte de PM.

Suelen GonçalvesDo G1 AM
Corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Sede do IML, na Zona Norte de Manaus (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Instituto Médico Legal (IML) passou 24 horas sem registrar homicídio por arma de fogo em Manaus. O número foi confirmado na manhã desta terça-feira (21). Entre a noite de sexta (17) e a manhã de segunda-feira (20), 35 assassinatos foram registrados na capital. A última morte foi a de um homem, por arma branca, às 14h de segunda.
Segundo a Polícia Civil, o homem foi morto com golpes de faca na cabeça. O crime ocorreu no bairro Tancredo Neves, na Zona Leste da capital. O homem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Platão Araújo, mas chegou à unidade de saúde sem vida.
Segundo o registro do Instituto, o homem - não identificado - tinha entre 20 e 25 anos, era pardo, com cabelos pretos e lisos. Ele tinha duas tatuagens, uma no braço direito e outra na coxa direita. Com ele foi encontrada uma sacola com três bermudas, três camisas e itens de higiene pessoal.
35 homicídios
Uma série de mortes por arma de fogo está sendo investigada pelo poder público. Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Orlando Amaral, um estudo preliminar apontou que do total de mortos, oito têm passagem confirmada pela polícia. Conforme Amaral, os crimes cometidos são roubos, furtos e tráfico de drogas.
Segundo o delegado, a investigação sobre a morte de um sargento da Polícia Militar (PM-AM), morto em um latrocínio - roubo seguido de morte - no estacionamento de uma agência bancária, pode ser essencial para solucionar a série de homicídios.
"Comenta-se que pode ser represália de um grupo da PM, ou, que pode ser uma briga de facções que começa dentro do presídio e termina na cidade. Se for da PM ou facção criminosa, [os responsáveis] terão que arcar com as consequências. Estamos focando na investigação da morte do sargento e acredito que, esclarecendo essa morte, teremos um direcionamento. Vamos apurar os fatos e chegar nas autorias, talvez eu não chegue em todas, mas algumas delas podem explicar para a população o que aconteceu", disse.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Fábio Monteiro, acredita que as mortes possam ter relação com a existência de um grupo de extermínio, pois muitos dos casos têm semelhança, como nos casos em que testemunhas viram um veículos de cor vermelha e motos nos locais dos crimes.
Vítimas de arma de fogo desde sexta-feira (17) à noite, em Manaus
Sexta (17)
1.  Horário não registrado - Arma de fogo - Ramal da Prainha – Bairro Santa Etelvina – Zona Norte - não identificado, tem entre 20 e 25 anos.
2.  22h - Arma de fogo - Rua Marçal – Bairro Compensa 2 - Zona Oeste - Júlio César  de Oliveira Bentes, 40 anos.
3.   22h30 - Arma de fogo, Rua Dr Rezende - Bairro Zumbi - Zona Leste - Joelson Martins Ramos, 27 anos, chapeiro.
4.   23h - Arma de fogo - Rua Coronel Gonzaga - Bairro Educandos - Zona Sul - Josenilson Dias Bernardo, 25 anos, ajudante de cozinha.
5.  23h30 - Arma de fogo - Rua Umarizal - Bairro Santo Antônio - Zona Oeste - Edipo Viana de Souza, 25, autônomo.
6.   23h30 -  Arma de fogo - Rua Gabriel Gonçalves – Bairro Aleixo - Zona Centro-Sul - Anderson Sales Soares, 31, dançarino.
7.   23h40 - Arma de fogo, Rua Sobrinho Maranhão - Bairro São Francisco - Zona Sul - Rodrigo Anderson de Carvalho Soares, 26 anos, desempregado.
8.  23h45 - Arma de fogo, Rua Cardoso Nunes, Bairro São Francisco - Zona Sul - Paulo Nazareno de Souza Filho, 32 anos, autônomo.
9.  23h45 - Arma de fogo, Rua João Valter, Bairro Compensa 2 - Zona Oeste - Fabricio Serdeira Dias, 21 anos, autônomo.
Sábado (18)
1. 00h - Arma de fogo, Rua Belford  Roxo, Bairro Jorge Teixeira - Zona Leste - Frank Silva de Almeida, 20 anos, autônomo.
2.  00h30 - Arma de fogo - Rua G – Bairro Armando Mendes - Zona Leste - Harlem Duque Protazio,  33 anos, autônomo.
3.  00h30 - Arma de fogo - Rua Dr. Gama e Silva - Bairro Zumbi, Zona Leste - Diego da Silva Lira, 18 anos, autônomo.
4. 00h30 - Arma de fogo - Rua Dr. Gama e Silva - Bairro Zumbi - Zona Leste - Jhonatan Nobre Aguiar, 23, chapeiro.
5. 00h30 - Arma de fogo - Rua Saia Branca - Bairro Tarumã - Zona Oeste - José Luan Ramos Picanço, 21 anos, estudante.
6.  00h45 - Arma de fogo - Rua Belo Horizonte – Bairro Aleixo - Zona Centro-Sul - Álvaro Gabriel Rodrigues Ribeiro, 25, pedreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário