quinta-feira, 28 de maio de 2015

Curitiba atinge meta de vacinação e imuniza mais de 80% de público-alvo

Campanha começou no dia 4 de maio e foi prorrogada até 6 de junho. 
Quase 3 milhões de pessoas tem direito à vacina em todo o Paraná.

Do G1 PR
Secretaria pretende evitar surtos de gripe como o que aconteceu em 2009 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)Campanha foi prorrogada até 5 de junho em todo
o país (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Curitiba atingiu a meta da campanha de vacinação contra a gripe e vacinou 80,5% do público-alvo. A marca, que tinha sido definida pelo Ministério da Saúde, foi batida na quarta-feira (27), segundo a Prefeitura Municipal.
A campanha começou no dia 4 de maio e foi prorrogada até 5 de junho.
Em todo o Paraná, cerca de 2,9 milhões de pessoas entre gestantes, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a cinco anos, idosos, puérperas, e indígenas têm direito à vacina. A composição da dose foi planejada para proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
A vacinação para o grupo prioritário é gratuita e pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do estado. A proteção é garantida depois de 15 dias da aplicação da vacina. Além da aplicação, outros cuidados para evitar contaminação são: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos pessoais.
No Paraná, foram registrados 227 casos e 16 mortes por gripe em 2014, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Ainda segundo a pasta, do total de mortes, dez pacientes tinham direito à vacina, mas não foram imunizados e maior parte das mortes estava relacionada a pacientes com doenças crônicas pré-existentes que podem ter contribuído para a morte.
Neste ano de 2015, já foram contabilizados três casos de gripe e uma morte: uma mulher de 67 anos, moradora da região de Foz do Iguaçu, na região oeste, que  não vacinada e que tinha pneumopatia e cardiopatia, conforme a secretaria.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário