Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu neste sábado uma região do Pacífico próxima à costa leste do Japão, a cerca de 900 km de Tóquio, informou o Instituto Geológico americano (USGS).
Os especialistas do centro que vigia o risco de tsunami no Pacífico estimaram a magnitude do sismo em 8,5, mas descartaram a possibilidade de um maremoto. Não houve danos ou vítimas.
O terremoto, registrado às 20h30 locais (08h30 de Brasília), teve seu epicentro 870 km ao sul de Tóquio e foi sentido com força na capital japonesa, sacudindo edifícios e ativando os alarmes dos carros, informou um correspondente da AFP.
Este epicentro estava a 676 quilômetros da superfície, segundo o USGS.
Em Narita, o principal aeroporto internacional de Tóquio, as duas pistas foram fechadas provisoriamente para a realização de inspeções e a circulação do metrô e dos trens da capital também foi interrompida.
Um segundo tremor, de magnitude 6,4, foi registrado na manhã de domingo (hora local) no arquipélago Izu, ao sul de Tóquio, a uma profundidade de 13,4 km, segundo o USGS, embora tampouco tenha sido emitido um alerta de tsunami.
Na segunda-feira, um primeiro tremor, de magnitude 5,3, segundo o USGS, tinha sacudido a região da capital, sem provocar danos.
O Japão está situado no "círculo de fogo do Pacífico", uma zona de terremotos e vulcões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário