segunda-feira, 25 de maio de 2015

Polícia confirma descoberta de 139 valas comuns e 28 campos de tráfico humano na Malásia

por DN.pt com LusaHoje1 comentário
Khalid Abu Bakar, chefe da polícia malaia
Khalid Abu Bakar, chefe da polícia malaiaFotografia © EPA/FAZRY ISMAIL
As autoridades suspeitam que as valas contenham os corpos de centenas de migrantes do Bangladesh e de Myanmar (antiga Birmânia).
Um total de 139 valas comuns e 28 campos de tráfico humano foram encontrados numa zona remota do norte da Malásia, anunciou esta segunda-feira a polícia local. "[As autoridades] encontraram o que suspeitam ser 139 valas. Não sabem quantos corpos estão dentro de cada uma", afirmou o chefe da polícia malaia, Khalid Abu Bakar.
Segundo Khalid, o campo maior pode ter comportado até 300 pessoas. As autoridades suspeitam que as valas contenham os corpos de centenas de migrantes do Bangladesh e de Mianmar (antiga Birmânia), nomeadamente da minoria muçulmana rohingya - cerca de um milhão de pessoas, discriminados e perseguidos pelas autoridades locais de Mianmar.
As valas foram encontradas perto de uma área da Tailândia onde outras valas comuns foram encontradas já este mês, levando o país a apertar o cerco aos traficantes.
Segundo a BBC, a operação contribuiu para empurrar os imigrantes ilegais para rotas marítimas, onde milhares ficaram "presos", sem conseguir autorização para desembarcar em nenhum país, uma crise que levou a ONU a apelar aos países da região para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário