Obra em ciclovia na Paulista aumenta em 51% número de ciclistas na via
Subiu de 85 para 129 ciclistas o nº de ciclistas durante a manhã após obra.
Ciclovia será inaugurada oficialmente neste domingo (28).
A ciclovia da Avenida Paulista será inaugurada neste domingo (28), com a interdição completa da via a partir das 10h. Segundo uma pesquisa do volume de bicicletas que circulam pela Paulista realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o número de ciclistas que passou a circular na Avenida Paulista durante a realização das obras da ciclovia subiu 51% no período da manhã, entre 7h e 10h. O estudo mostra que aumentou de 85 para 129 o número de ciclistas que passaram em ambos os sentidos da Avenida no período de três horas antes e depois do início das obras.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a diminuição da velocidade dos veículos incentivou o uso da via. “Claro que eles [ciclistas] não usavam a ciclovia, que ainda estava em obra, mas as faixas de rolamento. Na medida em que a obra foi acontecendo, reduziu a velocidade dos carros, o que estimulou e encorajou os ciclistas a usarem a Avenida Paulista”, afirmou.
saiba mais
A pesquisa engloba três medições, realizadas nos horários da manhã e tarde. A primeira contagem foi anterior ao dia 9 de setembro do ano passado entre a Alameda Ministro Rocha Azevedo e Rua Padre João Manuel. A segunda medição ocorreu no dia 6 de maio. Já a terceira foi realizada em 10 de junho.
No período da manhã, a primeira medição mostra que o número de ciclistas aumentou em 35,29%, passando de 85 para 115.
Já no período da tarde, entre 16h e 19h, houve um aumento de 17% no número de ciclistas na primeira medição. O número subiu de 169 antes das obras para 198 durante a construção. No período de um mês, o fluxo aumentou 11%. Já entre o início da obra até a última medição, o aumento foi de 30% no período da tarde, passando de 169 para 220 ciclistas.
Tatto acredita que o número de usuários deve aumentar após a inauguração. No entanto, a pasta ainda não tem estimativas do novo fluxo de ciclistas. “É um planalto e um local que tem uma rota que o ciclista usa. Nós achamos que depois da inauguração deve aumentar [o uso]”, disse.
No sentido Paraíso, no período da manhã, o aumento de ciclista foi de 47%, passando de 42 para 62. Durante a tarde, subiu de 75 para 94 bicicletas, alta de 25%.
Já no sentido contrário, da Rua da Consolação, a manhã teve alta de 34%, passando de 94 para 126 ciclistas.
Já no sentido contrário, da Rua da Consolação, a manhã teve alta de 34%, passando de 94 para 126 ciclistas.
Ciclofaixa
Apesar da inauguração da ciclovia, a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que funciona aos domingos e feriados, não será desativada.
“Eu acho melhor deixar segregado (ciclofaixa de lazer). Se tiver muita gente, acaba um transtorno danado. A ideia é manter a ciclofaixa de lazer e o pedestre fica ao lado”, disse o secretário de Transportes.
Para a inauguração, a Paulista será totalmente interditada para o tráfego de veículos a partir das 10h e só deve ser reaberta após as 17h. A Alameda Santos e a Rua São Carlos do Pinhal serão opções para os ônibus.
A interdição ocorre devido ao grande número de ciclistas que a Avenida deve receber no próximo domingo (28).
Tatto disse que estão previstas caravanas vindas de todo o estado para comemorar a inauguração da ciclovia. “Vamos fazer uma grande celebração no domingo na Avenida Paulista.”
Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica, a ciclovia da Avenida Paulista tem 4 metros de largura. A ciclovia foi elevada e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.
Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica, a ciclovia da Avenida Paulista tem 4 metros de largura. A ciclovia foi elevada e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.
Atualmente, a cidade possui 298,6 km de ciclovias, sendo 238,3 km somente da gestão do prefeito Haddad. Na próximo domingo, São Paulo terá 307,4 km de ciclovias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário