A "mulher mistério" estava a esvaziar a garagem após a morte do marido e entregou uma caixa de material eletrónico num centro de reciclagem. Esse "lixo" era na verdade um raro Apple-1.
Um computador Apple-1, da primeira geração de computadores criados por Steve Jobs e pelos seus colegas em 1976, pode valer até 200 mil dólares, ou mais de 180 mil euros. Mas para uma mulher norte-americana, o Apple-1
vintage era lixo. A "mulher mistério", como lhe chamam
os média norte-americanos, esvaziou a garagem e entregou o computador num centro de reciclagem de material eletrónico. O centro de reciclagem vendeu-o e agora procura a mulher para lhe dar 100 mil dólares.
A mulher idosa que entregou o computador no centro de reciclagem Clean Bay Area não conhecia o seu valor, disse o vice-presidente do centro, Victor Gichun, ao jornal local
San Jose Mercury News. "Ela disse: 'Quero livrar-me destas coisas e limpar a minha garagem'", contou Gichun.
O centro de reciclagem vendeu o Apple-1 por 200 mil dólares a uma coleção privada, mas, como relembra o
Washington Post, modelos semelhantes já foram vendidos por 750 mil dólares (685 mil euros). Os responsáveis da Clean Bay Area querem entregar metade do valor da venda do computador à "mulher mistério", mas sem saberem o seu nome a tarefa revela-se difícil.
A mulher disse a Victor Gichun que estava a limpar a casa depois da morte do marido e que queria livrar-se dos aparelhos que tinha encontrado na sua garagem. Embora Gichun garanta que a reconheceria se a visse, a Clean Bay Area não tem nenhuma informação pessoal sobre a mulher.